As duas motos brigam pela preferência do consumidor. A Tornado tem o melhor preço e bom desempenho. A Lander, motor eletrônico e freio a disco na traseira.
O estilo é o mesmo entre as duas maiores concorrentes do segmento – Honda XR 250 Tornado e Yamaha XTZ 250 Lander – mas existem pequenas detalhes que podem fazer a diferença na hora da compra. A Tornado, lançada em 2001 e a mais vendida atualmente, oferece ótimo desempenho e seu motor vibra menos que o da Lander. Outro ponto positivo está no preço: a Honda custa R$ 10.589 contra R$ 11.210 da Yamaha.
Por outro lado, a Lander, lançada em 2006 por aqui, está equipada com freio a disco também na traseira e motor com injeção eletrônica, o que a torna um pouco mais esperta e econômica. Mas esses detalhes parecem não pesar muito durante a compra, pois o modelo da Honda é o mais vendido. De janeiro a abril de 2007 foram comercializadas 9.552 unidades da Tornado. A Lander vendeu no mesmo período, 4.193 unidades.
No design, as duas motos são parecidas pelo estilo off-road, pelo porte e contam com cores chamativas, que agradam aos motociclistas. Nas dimensões, a Tornado é maior em alguns itens. Tem o entre-eixos de 1,42 metros contra 1,39 metros da Lander. No comprimento mede 2,14 m contra 2,12 m da Yamaha. A Lander por sua vez é um pouco mais larga – 830 mm contra 829 mm. A altura do assento é parecida em ambas as motos: 880 mm na Tornado e 875 mm na Lander, o que torna a vida difícil para os “baixinhos”.
Na opção dos pneus, as duas fabricantes optaram pelo mesmo pneu: Metzeler Enduro 3 com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. A Honda, entretanto, colocou na dianteira a medida 90/90-21 e na traseira, 120/80-18. Já a Yamaha optou pelas medidas 80/90-21 na frente e 120/80-18 atrás. Além disso, conta com freio a disco também na traseira. Mas de acordo com a avaliação do campeão brasileiro de motociclismo, Paulo Mansi, a Tornado, mesmo sem o freio a disco na traseira freia tão bem quanto. Mas a disco é mais eficiente na lama. O tanque de combustível tem praticamente a mesma capacidade: 11,5 litros para a Tornado e 11 para a Lander.
Na dianteira, a Lander herdou o pára-lama da XTZ 125. Chama a atenção, ainda, o grande farol halógeno com multirrefletor e lente lisa de policarbonato, bem semelhante ao da XT 660R. Os engenheiros poderiam ter colocado a lâmpada 55/60W da XT 125 ao invés de uma menos potente – 35/35W, mas nem por isso deixa de iluminar o caminho à noite. A moto é confortável de pilotar, embora conte com a suspensão um pouco dura. Mas para percorrer trechos off-road é muito bom.
Embora o farol da Tornado seja pequeno, com uma modesta potência de 35W nos dois fachos, ele ilumina perfeitamente à noite. O design agrada bastante, desde o pára-lama até as setas indicadoras de direção, em lugar bem estratégico, quase na altura do guidão. Por ser baixa e fina, a moto proporciona um encaixe perfeito para o piloto, valorizando ainda mais a pilotagem.
Segundo a Yamaha, a suspensão dianteira tem garfo telescópico com 245 mm de curso, com sanfonas flexíveis. O quadro conta com berço duplo integrado e em sua parte superior há dois tubos paralelos. Isso garante mais resistência ao conjunto. O que é muito bom, já que motos usadas em trilhas têm uma probabilidade maior de quedas e os quadros com tubo único superior entortam com mais facilidade. Para a traseira optou-se também por uma suspensão com curso mais longo -- de 220 mm e o sistema hidráulico trabalha com links. Com esse reforço na suspensão, a Lander ficou com 130 kg a seco.
De acordo com a Honda, a suspensão dianteira da tornado conta com garfo telescópico com 245 mm de curso. O quadro de aço tem berço semiduplo. Para a traseira, a engenharia optou pela suspensão Pro-link regulável na mola, com curso mais longo que a dianteira – 224 mm. Os links da suspensão Pro-link são roletados, favorecendo a durabilidade.
A parte traseira da moto geralmente não traz tantos detalhes quanto a lateral e a dianteira. No caso da Lander, há dois pontos a se destacar. Primeiro, o banco que se estende até a rabeta fina. Segundo, as setas indicadoras de direção pequenas e “redondinhas” na cor âmbar. Há Yamaha estampada por todos os lados – nas laterais e até na ponta da rabeta. O escapamento foi colocado bem embaixo do garupa, na direção da placa traseira de identificação da moto.
Assim como a maioria das motos, a Tornado não tem tantas inovações na parte traseira. O banco também se estende até a rabeta fina, formando um desenho contínuo e harmoniosoAs setas indicadoras de direção também são pequenas, localizadas acima da saída do escapamento. Como não poderia ser diferente, o Honda está estampado no banco e o nome Tornado no tanque de combustível.
O painel de instrumentos tem boa visibilidade, mas durante as trilhas o piloto certamente não ficará de olho nele todo instante. Conta com mostrador de cristal líquido (LCD), com hodômetro total e dois parciais, hodômetro do combustível, indicador do nível de combustível, relógio e conta-giros. Há, ainda, luzes-espia para ponto morto, farol alto, piscas e alerta do motor. A Yamaha acertou mais uma vez em seu modelo on-off road.
O painel digital da Tornado é perfeito e oferece ótima visualização. Conta com três trips (marcadores de viagem), ideal para a pilotagem fora-de-estrada, com roteiro e navegação. Traz bastante informação para o piloto fazer trilha, rali ou enduro. O painel não é só bonito, é funcional. Tem velocímetro, cronômetro, vários hodômetros (um regressivo) e luzes-espia fortes. Só falta conta-giros.
Para mover a Lander os engenheiros optaram pelo mesmo motor da YS 250 Fazer. Mas o sistema de injeção foi retrabalhado e o pistão reprojetado. De acordo com a Yamaha: “para reduzir o ruído”. Um bom propulsor OHC-2, 4 tempos que desenvolve 21 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,1 mkgf de torque máximo a 6.500 rpm. A taxa de compressão é alta – 9,8:1. A alimentação eletrônica japonesa Aisan tem como destaque a precisão, que permite aceleradas rápidas, respostas imediatas e economia.
A engenharia da Honda escolheu para a Tornado o motor DOHC com quatro válvulas “atacadas” diretamente pelos comandos acionados por corrente. É um propulsor de 4 tempos que desenvolve 23,2 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,41 mkgf de torque máximo a 6.000 rpm, refrigerado a ar, com radiador de óleo. A taxa de compressão é muito boa: 9,3:1. Ponto negativo para a alimentação que ainda é a carburador. A Lander é por injeção eletrônica.
A Lander é gostosa de dirigir, oferece uma boa posição de pilotagem e é bem ágil no trânsito da cidade. A partida a frio é imediata e o piloto consegue sair instantaneamente, sem os famosos engasgos. Entre os pontos de destaque da Lander está a injeção eletrônica que agrada nas retomadas rápidas. Tudo o que o condutor precisa quando percorre trilhas. “Acho que a Yamaha deveria ter equipado a Lander com a transmissão da velha XT225.
Em minha opinião, tinha uma primeira mais forte, ideal para trilhas, e uma sexta mais longa”, diz Paulo Mansi. Segundo o campeão brasileiro, a Lander vibra mais que a Tornado e falta o câmbio de seis marchas. “Como a relação das marchas é curta, a Lander pede a sexta marcha, e isso prejudica um pouco o item desempenho”, explica Mansi.
A Tornado é uma moto agradável e fácil de pilotar tanto no asfalto quanto na terra, revelando um conjunto bem acertado. Tem suspensão macia, não sendo tão ideal para transpor obstáculos, e a posição de pilotagem é muito prazerosa e nada cansativa. Na terra a moto fica bem maleável, fácil de tocar. “Falta uma suspensão mais dura na traseira para o off-road”, diz Paulo Mansi.
Os engenheiros poderiam pensar também em colocar uma relação mais curta, a fim de aumentar a agilidade nas baixas rotações e diminuir um pouco o peso – 134 kg contra 130 kg da Lander. Outro ponto: abandonar o carborador e adotar a injeção eletrônica. Os freios mostraram-se eficientes, porém, um disco traseiro seria melhor. Quanto ao câmbio de seis marchas nada que o desabone. É muito bom e as marchas são fáceis de entrar. “A Tornado é uma excelente moto”, completa Paulo.
Opinião da redação sobre a disputa Honda Tornado versus Yamaha Lander:
As motos têm melhorado muito no Brasil nos últimos anos e continuam melhorando. Na avaliação de MotorCar desses dois bons exemplos, a Tornado se saiu melhor que a Lander graças ao preço e ao conjunto – motor, câmbio e ciclística, que permitem uma ótima dirigibilidade. Consequentemente dando maior conforto para o motociclista.
Fonte: Motorcar
16 de dez. de 2007
XTZ 250 Lander x XR 250 Tornado: A briga é boa
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Postado em 12/16/2007 04:27:00 PM
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18 comentários:
YEAAAAHM!
obrigado, essas informaçãoes foram bastante úteis.
Muito bom o texto porém dis discordo da avaliação final da MotoCar, uma vez que o conjunto referido também se aplica à Lander...
No quesito conforto, o próprio texto comenta que a Lander é "gostosa de dirigir, oferece uma boa posição de pilotagem".
Creio que indicador de combustível, conta-giros, freio a disco e injeção eletrônica são itens que deveriam ser OBRIGATÓRIOS, porém a Honda não se preocupou em disponibilizá-los na Tornado....
A honda esta parada no tempo!!!
ehhh...
tinha uma tornado por 3 anos...axava o maximo...hj tenho uma lander e sinceramente...quebra a tornado no meio em todos os pontos...
bom,,,sempre terão aqueles q vão defender a tornado com unhas e dentes mas...é intriga da oposição...
Nao adianta, tornado é tornado, é pra guerreiro, lander é pra fresco, que por sinal tá cheio.. lama neles!!!!!
tenho uma tornado a 5 meses gosto de viajar com ela ..mas ela bem q poderia ter uma sexta marcha mais longa .mesmo assim fico com a tornado
em relação de custo beneficil . mas já temos rumores q a honda tornado no meio de 2009 já veinha com injeção ..
até
tenho uma tornado a 1 ano e nao troco p nada...
ela e mais rapida e comfortavel q a lander, e o motor e mais duravel.. a tornado e melhor!!!
Quem gosta de tornado, é porque nunca participou de uma trilha com a lander...a questão que lander é pra fresco eu discordo e chamo qualquer desses q preferem a tornado pra uma trilha ou enduro, lembrando a minha é uma Lander...
SE GARANTE?
Ja possiu uma TORNADO, e praticamtne não saia de cima dela, é um "motão", mas q perdoem os proprietários de TORNADO, pois hoje possuo uma LANDER, e podem acreditar da um show na TORNADO. e so falto dormir em cima dela.
Ola!
Tive uma tornado por 3 anos. Era fascinado pela moto, era um canhão.
Porem confesso que a moto é muito cansativa. Ficava andando muito tempo e quando descia quase não conseguia caminhar. A suspensão é muito rígida e o banco muito desconfortável. Minha namorada odiava andar na carona, pois a vibração da suspensão era insuportável. Mas eu gostava da moto.
Agora tive a oportunidade de comprar uma lander, e tenho que admitir a moto e surpreendente. A injeção da um pic na moto impressionante. A suspensão e muito confortável, minha namorada também adorou. Na trilha e chocante, as arrancadas e retomadas no meio do mato e da lama são de tirar o fôlego.
Posso falar das duas motos pq tiver a oportunidade de provar às duas. Não acho que nenhuma seja pior ou melhor que a outra apenas cada uma tem suas características. Eu particularmente gostei da Lander.
Mas obviamente que em função do mercado ser dominado pela Honda, muita gente tende para a Tornado. O mesmo acontece nos comparativos entre TTR e CRF.
Aos que estão na duvida entre qual escolher, digo para que optem pela que mais lhe agradar visualmente, pois tecnicamente cada uma tem uma preferência, e só andando com as duas pra se decidir.
Boa sorte!
Olá, bom dia, acabo de comprar uma lander e ja tive varias motos, todas de trilha, pois só ando em trilhas, minha ultima moto foi ama KDX da Kawsaki, vou fazer minha primeira trilha com éla e vou fazer um comentário após éssa trilha, mas ja notei que vai ser muito boa!!!
Mto bom mesmo esse link!
Bem útil
tá de brincadeira...os caras dizendo que a tornado vibra menos, e q o motor dura mais...só pode ser molecagem, a pessoa que diz isso eu afirmo sem medo de errar que não entende de moto...o motor da yamaha é revestido por cerâmica e tem muito mais durabilidade, já tive tornado e hoje possuo uma lander, a tornado sinceramente é o pior lixo que existe no mundo perto da lander...a tornado em nada nada é melhor que a lander, a única questão é que o mercado é mesmo dominado pela Honda, e as pessoas criam um "pré-conceito" sobre a yamaha, sem o mínimo conhecimento, somente embaixo de ignorancia julgam uma moto espetacular como a lander, só quero dizer pros donos de tornado, q minha lander não vaza óleo pela guarnição como a de vcs, minha lander nao vibra igual uma escola de samba como a de vcs, minha lander faz 30 km no litro..nao faz 15 ou 18 na marra como a tornado de vcs...minha lander pega na primeira tacada mesmo 35 dias sem ser ligada...o contrario desse lixo da tornado q se passar 3 dias nao quer mais nem pegar....tenha santa paciencia...é o fim do mundo ouvir dizer q uma tornado é melhor q a lander....fui!
isso ae ''Johnny'' nada contra a tornado ja andei com uma e agora sou proprietário de uma lander, mais o que fazem esses testes comparativos ae é a maior palhaçada véio, praticamente fazem apologia as todas as motos da honda em qualquer comparação, só destacam os pontos positivos da honda e os negativos da yamaha, eu naum vi falarem do amortecedor de guidõn da lander ou que o pistão da lander é forjado e o bloco é revestido de cerâmica, ou que o mototr da tornado cozinha as penas do piloto em longas viagens devido ao seu motor de 4 valvulas aquecer muito.
segundo teste realizado por www.motonline.com.br, segue link com o teste http://www.motonline.com.br/o-xis-da-questao-yamaha-xtz-250-lander-ou-honda-xr-250-tornado-saiba-as-diferencas-e/, as duas motos tem a mesma velocidade final e ainda a lander leva uma pequena vantagem que é descontada pela margem de erros. para quem usa a moto pra trabalhar ou dentro da cidade ela é praticamente mais econômica que muitas motos de menor cilindrada e sem falar que não da manutenção devido ao seu motor ser muito mais resistente e durável que o da tornado, está na hora do povo brasileiros deixar esse preconceito contra a YAMAHA de lado, fala sério, que coisa de gente ignorante, deve ter uns que ainda pensam que as motos da yamaha ainda são as problemáticas 2 tempos. Então por tudo que ja foi citado eu concluo que os tornadeiros não querem admitir que as suas motos ja são ultrapassadas e são um bando de fanáticos pela honda
ja possui uma tornado moto muito boa... naum posso fala q he ruim... porem fiz um teste drive na lander e gostei muito... vendi a minha tornado e fiquei com uma lander essa q tenho hoje ja he a segunda lander... a Honda fabrica motos muito boa porem a HONDA esta parada no tempo so naum sei fazendo o que... enquanto as pessoas aceitarem comprar motos capadas... com freio a tambor... carburador... em outros modelos, pedal do garupa preso na balança... sem descanso central... sem marcador de combustível... a tornado tem suas características e a lander as suas... eu optei pela lander moto mais moderna mais completa... estou muito satisfeito!!!
Não tenho muita experiência com motos off-road, tinha uma shadow e uma intruder e agora tenho uma Tornado e uma Lander. Já peguei estrada de terra com a Tornado e gostei, mas confesso que quando pilotei a Lander pela primeira vez fiquei impressionado com a aceleração e leveza para guiá-la.A Lander trepida menos e acelera bem mais rápido que a Tornado. Achei também a Lander mais ágil que a Tornado no trânsito. A minha Tornado tem a vantagem de ser um pouco mais baixa que a Lander o que ajuda muito diante de meu 1,65 cm.
A Tornado eh da Honda, marca que investe pesadissimo no Brasil. A Yamaha nao tem lancamentos a altura. Mais argumentos: 1) Tornado tem maior valor de mercado; 2) Qualquer oficina tem pessoal habilitado em motor Honda; 3) Pecas mais facil de se encontrar e disponiveis; 4) Quando falamos em qualidade mecanica a Tornado da um banho na concorrencia; 5) A Tornado efetivamente nao quebra; 6) A Tornado eh referencia na categotia nao sendo superada nem mesmo pela substituta XRE 300; 7) A Yamaha sempre esteve atras da Honda eh o caso da Lander estar sempre como segunda opcao.
Os proprietarios da Lander ficarao sempre tentando provar a superioridade da moto. Os donos da Tornado nao tem este problema pois a motos eh diversao pura e estao plenamente satisfeitos com a mesma.
eu faço trilhas em uma tornado e nas minhas trilhas vejo muitas lander quebrarem o quadro por teros tubos vmais finos e o e a sexta marcha da tornado ajuda deichando a primeira mais reduzida na trilha
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