3 de nov. de 2007

XTZ 250 Lander e XR 250 Tornado se enfrentam


Apesar de dividirem a mesma capacidade cúbica, 250 cc, e o mesmo estilo on/off-road, as motos Yamaha XTZ 250 Lander e Honda XR 250 Tornado guardam diferenças marcantes, que podem influenciar na hora de decidir qual comprar. A começar pelos motores. As semelhanças entre eles param na capacidade, na quantidade de cilindros (ambos têm apenas um) e na refrigeração a ar com radiador de óleo.

A veterana Honda Tornado, no mercado desde 2001, traz um propulsor com duplo comando no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas, alimentado pelo tradicional carburador. Já a jovem Yamaha Lander, lançada em 2006, conta com a modernidade da injeção eletrônica para alimentar o motor com comando simples no cabeçote (SOHC) e duas válvulas.

Os números de desempenho declarados pelas fábricas são bastante semelhantes (21 cv na Lander e 23,3 cv na Tornado), mas escondem o comportamento distinto dos dois motores. A trail da Yamaha oferece respostas rápidas, sem engasgos no acelerador. Parece que seu motor está sempre cheio, com um funcionamento mais linear. Em conjunto com o câmbio de cinco marchas, quase não é preciso reduzir para se fazer uma ultrapassagem ou enfrentar uma subida íngreme.

Já o modelo da Honda ainda tem um certo atraso quando se gira o acelerador, característica da carburação. Com seu câmbio de seis marchas, exige reduções constantes para se aproveitar a força do motor. Porém, em altas rotações ele mostra seu vigor.

Apesar do comportamento e câmbios distintos, a velocidade final das duas motos é praticamente a mesma: cerca de 130 km/h no painel digital que equipa ambas. Mas, nesse quesito, ponto para a Lander, que traz um útil conta-giros.

Filosofias distintas

O design é outro ponto que diferencia bastante as duas on/off-road de 250cc. A Tornado tem uma cara mais "pronta para trilha". Banco estreito, farol quadrado e uma rabeta afilada -- características que a deixam mais esguia.

Já o visual da Lander foi inspirado na sua irmã maior, a XT 660R. O farol ovalado e o banco mais largo conferem um porte maior ao modelo Yamaha. Passa a impressão de uma moto de uso misto, ou seja, uma moto que encara uma estrada de terra, mas que ficaria "presa" numa trilha.

Essas diferenças ilustram também qualidades de cada uma. Enquanto a Lander oferece mais conforto para se rodar no dia-a-dia, devido ao largo banco, a Tornado parece pronta para uma trilha mais radical, com seu banco fino e de espuma estreita.

A filosofia distinta do projeto de cada uma delas aparece também em alguns itens de série. A Honda vem com rodas de alumínio (mais leves) e balança também de alumínio, como nas motos off-road profissionais. Traz também protetor de cárter e guia de corrente. Itens ausentes na Lander, que tem rodas e balança de aço.

Ciclística

Na parte ciclística, ambas as motos adotam as mesmas soluções. Quadro berço duplo, garfo telescópico na dianteira e balança com um único conjunto mola amortecedor fixado por links na traseira, ambas com longo curso. No funcionamento das suspensões, de novo aparecem diferenças: a Lander parece privilegiar o conforto, enquanto a Tornado, a rigidez exigida no fora-de-estrada.

A XTZ 250 Lander leva vantagem no quesito freio. Traz disco nas duas rodas, enquanto a XR 250 Tornado usa disco na frente, mas tambor atrás.

A ciclística das 250cc foi projetada para oferecer versatilidade. Com suspensões de longo curso, elas se saem bem em diversas situações: seja enfrentando os obstáculos e buracos de nossas ruas, seja encarando uma estrada de terra.

Preço não "ajuda" escolha

Nem mesmo no quesito preço é fácil escolher entre essas motos de uso misto. A Honda Tornado, modelo 2008, apesar do preço de R$ 10.589 divulgado pela montadora, é vendida nas concessionárias da marca em São Paulo a R$ 11.980.

Já a Yamaha Lander, modelo 2007, está cotada a R$ 11.200. O modelo 2008 Honda trouxe apenas uma nova cor (laranja) e mudanças no grafismo. O modelo da Lander para o próximo ano não deverá sofrer reajustes de preço e trará apenas novos grafismos.

Com uma diferença de preço de menos de 10%, a decisão fica mesmo para o gosto pessoal e o uso que o motociclista fará das trail de 250 cc. Sem dúvida, uma difícil escolha.

Os modelos on/off-road de Honda e Yamaha são o tipo de moto que pode ser usada no dia-a-dia, nesse caso com vantagem para a Lander; ou numa estrada de terra ou trilha, com leve superioridade da Tornado.

O que não significa que a Tornado não possa ser a companheira ideal para o cotidiano ou que a Lander não encare uma estrada de terra. A escolha vai depender de diversos fatores, como gosto pessoal por determinada marca ou preferência pelo visual de uma ou outra.

Arthur Caldeira, da Infomoto

47 comentários:

Unknown disse...

bom tou com muita duvida em relação das duas,queria saber de vcs se ah tornado em 2009 irá vir mais equipada com freio traseiro ah disco e com injeçao.

xKuRt disse...

jefson, não sei não cara. Tenta procurar saber nas concesionárias Honda...

Unknown disse...

EU TENHO UMA LANDER 2007 E MEU IRMAO UMA TORNADO 2007,USAMOS PARA TRILHA,PARA SE DIVERTIR!!
AS 2 MOTOS SAO SHOW!!!!
MAIS EM MINHA OPNIAO A TORNADO (EU ACHO) É MAIS ECONIMICA,PELO MENOS NAS TRILHAS!!
MAS A LANDER TEM A VANTAGEM DO FREIO TRASEISO E ABERTURA NA BALANÇA!!!
VLWWWWWWWWW

Anônimo disse...

soh falto dizer q mesmo a tornado tendo freio a tambor para antes q a lander nos testes reais! procurem!

tornado show de bola..

se arrancar pra valer empinando as 2 e td mais a tornado ganha de distancia grande!

Anônimo disse...

AHH... distancia grande?? so se o cara da lander tinha medo de acelerar, a lander perde um poco ate na 3 marcha, mas depois na otem tornado que pegue!

Anônimo disse...

cara moto da yamaha eu não curto não a mecanica delas é foda

Anônimo disse...

Pessoal estou com muita duvida Tornado x Lander, vou aguardar a Tornado 2009, se não aumentar muito o preço e sair freio a disco traseiro e I.E, vou pegar Tornado, mas se aumentar d+ o preço fico com a Lander que oferece mais conforto .

Anônimo disse...

TORNADO É MUITO MAIS MAQUINA QUE A LANDER ALÉM DO MAIS TORNADO É HONDA E XTZ É BAGAÇO

Anônimo disse...

Se o preço e as motos são muito parecidas: "Honda é Honda, o resto é resto"...
Moto é honda, comercialmente falando, claro....

Anônimo disse...

É isso mesmo, HONDA È HONDA e XTZ é BAGAÇO(2), viva honda e que se foda a concorencia!!! uahauhauha

Anônimo disse...

OLha tenho uma Tornado 2005, ta com apenas 2850km, a moto nunca me deu problema, nunca me deixou na mão. Já andei em Lander, porém não conseguiu superar minhas espectativas. Preparei minha Tornado para trilha e estou vendendo agora pois estou a espera da 2009, que crtz virá com freio a disco traseiro e injeção eletrônica, podem aguardar que será show...
Moto Honda é moto Honda, não troco por nenhuma outra.

Abraço

Anônimo disse...

De uma forma geral, a Tornado e a Lander são muito parecidas, mas vale lembrar que a Lander está mais atualizada - Injeção eletrônica, freio a disco traseiro, painel de instrumentos com conta-giros e etc. Talvez a Honda venha a corrigir estes pontos na versão 2009.

Outro ponto importante para que vive em grandes cidades são as estatísticas. Veja que a Tornado é muito mais visada para roubo/furto. Desat forma, será mais fácil ficar sem a sua Honda.

Anônimo disse...

negada .. é o seguinte.. tenho uma tornado, e a moto é show de bola... se andar com o motos na alta ela mostra do que é capaz.. mas se a 2009 vir com injeção eletrônica, estão dizendo que vai perder alguns cavalos de força... aí é foda... tornado tem que andar rasgando o chão ....

Anônimo disse...

Olha quem fala mal da Lander é porque simplesmente não conhece moto, ela é 1000, muito econômica não somente em alta velocidade, sim a toda hora, macia, confortável, moto na mao fácil de tocar no meio do transito, assim que liga pode sair, não precisa esperar 5 a 8 minutos para esquentar, faz isso com a concorrência, Um abc Leo

Anônimo disse...

Caras, concordo que a Honda tem bem mais mercado mas dizer que é melhor que a Yamaha? Putz... a Yamaha está anos luz na frente da Honda em questão de tecnologia. Prova disso é que a Tornado já faz 7 anos que é vendida e o que mudou? A cor? kkkkkk Por isso que a Honda não faz nada, pq muda só a cor e fica todo mundo feliz.

Anônimo disse...

vc´s são euns viados dizendo q a lander e melhor que a tornado vc´s nao conheçem moto nao.

lander pra min nen di graça . ou quer dizer ela e uma disgraça veia sem força..


eu boto fer e na tornado tem mas sustentabilidade q a pode da lander,

moto e tornado..

Unknown disse...

bah, dizer que a Tornado é mais econômica é um crime... ou uma mentira discarada...
gente, andar nas duas tem diferença, e muita diferença...
quem gosta de revenda, fica com a tornado(nome),
quem gosta de moto fica com a Lander...

Anônimo disse...

sEUS OTARIOS A LANDER É MUITO MELHOR QUE A TORNADO POR SER MAIS BONITA, ECONOMICO E MAIS COMFORTAVEL. A TORNADO É FEIA SO TEM UM POUQUINHO A MAIS DE POTENCIA.
MAS A LANDA É DI+++ PARA OS OTARIOS QUE ESCOLHEM HONDA, HONDA JÁ ENJUOU!!

Anônimo disse...

sEUS OTARIOS A LANDER É MUITO MELHOR QUE A TORNADO POR SER MAIS BONITA, ECONOMICO E MAIS COMFORTAVEL. A TORNADO É FEIA SO TEM UM POUQUINHO A MAIS DE POTENCIA.
MAS A LANDA É DI+++ PARA OS OTARIOS QUE ESCOLHEM HONDA, HONDA JÁ ENJUOU!!

Anônimo disse...

Olá Pessoal, esse negócio de melhor ou não é muito relativo. Quem tem Tornado fala que é melhor; quem tem Lander fala que é melhor.
Um exemplo eu. Tenho uma Tornado e sem dúvida ela é demais mas, pouco experimentei a Lander por isso quando abro a boca pra falar em melhor ou pior penso duas vezes. A Tornado me atende super bem, versátil, econômica, veloz, linda, pouca manutenção. Preciso andar ou pelo menos ter uma Lander daí sim saberei se é ou não boa.

Anônimo disse...

nossa meu, um idiota escreveu: "Tornado é Honda e Lander é bagaço!" cara, ou você é um hondeiro fanático ou um completo imbecil! Por mais que um camarada goste de honda, os números e testes afirmam que Lander é mais moto, e vc sabia que a Yamaha é a marca mais premiada de motos no mundo??? E é a maior fabricante de motos do mundo também?? è melhor vc se informar melhor seu imbecil...

Anônimo disse...

antonio vc falou tudo só pode ser imbecil falar um besteira desta.

Anônimo disse...

é se todos esses comentarioe for verdade , essas motos ira vir muito boa ....mas o que queria saber é se a tornado ira vir 300....é eu disse 300 e bengala investida para se adpar-se ao moto croz e of road

Unknown disse...

Voçês ficam nesse "disse me disse"," há o meu é melhor que o seu!!!!"
Vão brincar de barbie, sê duvidar não sabem nem andar de moto!!!!
Tenho uma hayabusa qual é a melhor!

Anônimo disse...

Rapah, o cara dizer que Lander é um bagaço....Cara ô tu num entende de moto e em toda tua vida só possuiu o que o dinheiro deu pra comprar, ô tu é muito ingenuo, rapaz não tente comparar Motor Yamaha com motor Honda, não meu caro, que é o mesmo que comparar uma Porche carrera com uma mitsubishi eclipse, pô vai vai comer poeira pra aprender amigo... abraços, tenho 40 anos e já possui a moto que vc imaginar, existem as as estradeiras, as cross, as street cada segmento tem uma lider, não vou entrar no mérito da melhor, mais chamar a lander de bagaço... paciência.

Anônimo disse...

caro amigo você chamar a lander de bagaço, no minimo você não sabe nade de motos ou você deve ser um destes concessionários zé roelas da honda que se acham os melhores, pois faça uma pequena pesquisa sobre motos e você logo verá que que a honda é uma marca fragil, e que só é lider de mercado por que ficou muito tempo só no mercado.existem outras marcas ótimas no mercado e a yamaha é uma das melhores, e no brasil muito em breve ocupará melhores posições em vendas em função dos produtos apresentados até o momento.

Anônimo disse...

Bem meus amigos naum adianta ficar falando besteira da tornado e nem da lander EU sou apaixonado na tornado naum torco nunca por uma lander mas a lander é um motao em uma comparação no site duas rodas a lander ganha e varias coisa e deixa a tornado no sapato, isso tudo pq a Yamaha modernizou tem mais tecnologia q a tornado mas é simples é só a HONDA para de sacanagem e acabar com esse negocio de ficar trocando adezivos e deixar a moto com tecnologia de ponta igual a da Lander entao não adianta ficar nessa q uma é melhor q a outra pq oq vale muiito é a paixao tbem pq tem gente como eu q ama a Tornado e gente q ama a Lander enta kd um com sua paixao pq são duas MOTOS iradaaaas parabens Yamara e Honda vamos trabalhar pra melhorar a tornado !!! Abraços

Anônimo disse...

fui em uma concessionaria honda e lá fui informado que a ornado saiu de linha.

Anônimo disse...

Como especificado pelo nosso amigo Douglas, bem lembrado a honda como já garantiu uma clientela fanática pela sua marca se sente no direito de inovar quando bem quer, pois sabe que tem controle total do pessoal aí, que sem querer ofender parece que só tiveram motos da marca honda, eu no meu caso jamais falaria mau nem de uma nem de outra sem ter possuído ambas, ah! quero lembrar que ainda não me decidi qual das duas comprar mas a princípio vou indo de lander justamente por não está sendo uma marca arrogante nem pretenciosa sem falar que segundo comentários a lander está ganhando em tecnologia, preço, e economia coisa que ao meu ver são essenciais para o quesito "compra"

Anônimo disse...

São todos uns troxas mesmos. a lander é mais barata porque vende menos. se vedesse mais, é óbvio que seria mais cara. no fundo são duas notos excelentes.

Unknown disse...

igual a tornado nao existe a lander so vem no vacuo

Anônimo disse...

LAGARTIXA RECIFE EU GOSTARIA QUE OS PROPRIETARIOS DE TORNADO ME EXPRICASE COMO EU FAÇO P/ A MINHA LANDER FICAR C/ O BARULHO TECO TECO NO MOTOR ASSIM QUE VOCÊ DESLIGA ????
ISTO E UMA MOTO OU UMA BOMBA!!!!

Anônimo disse...

LAGARTIXA RECIFE EU GOSTARIA QUE OS PROPRIETARIOS DE TORNADO ME EXPRICASE COMO EU FAÇO P/ A MINHA LANDER FICAR C/ O BARULHO TECO TECO NO MOTOR ASSIM QUE VOCÊ DESLIGA ????
ISTO E UMA MOTO OU UMA BOMBA!!!!

Anônimo disse...

CARO AMIGO,SÓ QUEM COMPRA TORNADO E LISO!!!QTO AO TECO TECO É UMA DOENÇA CRÔNICA!!!

Anônimo disse...

vc falou honda e honda. tem uma coisa vc ja fez um pequno teste com uma dt 200r e uma xr 200r. xr com motor 4tempos nao pega nem poeira da td. nao esquesa que td e 2tempos

Anônimo disse...

vcs sao tudo uns retardado olha honda naum e moto, moto é yamaha... olha esta nova tornado parece dos power render moto tem que ser yamaha e 2tempo ainda seus otarios...

Anônimo disse...

qm disse q tornado nao busca lander tornado pega 140 sem se abaxa ja a lander uma briga,nunk perdi nem um pega pra lander

Anônimo disse...

Meu amigo ja coloque 180 na minha lander sem se abaixar e não era em uma decida

paulo disse...

só não mente,150 ja botei na minha tornado mas deitado

Unknown disse...

Bom já tive Tornado e hoje tenho uma Lander, sem dúvida alguma a Lander deixa a tornado no chinelo, muito mais tecnologia e vantagens pelo mesmo preço, só um tonto mesmo pra comprar Tornado ao invés da Lander...... quem faz isso naun entende de moto....

Anônimo disse...

tenho uma lander pra trilha,nao tem boca pra tornado nao.a lander e show.

Anônimo disse...

essis cara ehh burro d +,, a lander eh muito melhor que a tornado, e eu pago pra ve uma tornado andar na frenti dah lander,, a minha dah 154km/h,, eu doh minha alma pro kapeta se uma tornado de isoo...... lander eh lander... a honda soh tem manutençao mais barata,, se axa peças de honda ate em butecos... se quer coisa boa tem q pagar caro mesmu...

matheus disse...

certim véi que coisa boa paga mais. lander é bem melhor que a tornado eu tenho uma e fasso trilha os cara de tornado fica tudo perguntando se eu ja modifiquei o motor porque num tem condiçao minha moto sobe de+ que num sei o que.outra a lander anda bem mais que eu ja pus 145km com pineu de trilha que pra quem sabe tira velocidade e da aderencia.

thiago maracaipe disse...

gente qui porra de lander qui nada!!! a tornado por mixaria se compra as peças, e em toda loja que se prese vc acha as peças!! ja a lander alem de ser muito mais caro,,nem no japao se encontra as peças dela.. concluindo: oque presta da yamaha sao so os instrumentos musicais kkkk pq as motos delas sao lixo!!! yamaha para de fabricar motos e vai fabricar so intrumentos mesmo kkkkkk thiago maracaipe

Anônimo disse...

a lander e show a tarnado ja e passado

Anônimo disse...

meus broder so quem ten tornado pra falar ela e o bicho lander nem ve roda a cb300 xre300 lander 250 se fode na moral

TORNADO E A MOTO NUM TEM PRA NIMGUEM

Anônimo disse...

eduardo aracaju,tenho uma lander e já andei de tornado,a lander é mais macia e tornado um pouco mais ignorante,pórem n troco minha lander pormoto nenhuma da honda mas de qualquer forma o que define o melhor das duas é quem vai estar encima dela seja nas ruas ou nas trilhas.dou um pelo outro e n quero troco,deixem de falar besteiras.