16 de dez. de 2007

XTZ 250 Lander x XR 250 Tornado: A briga é boa

As duas motos brigam pela preferência do consumidor. A Tornado tem o melhor preço e bom desempenho. A Lander, motor eletrônico e freio a disco na traseira.

O estilo é o mesmo entre as duas maiores concorrentes do segmento – Honda XR 250 Tornado e Yamaha XTZ 250 Lander – mas existem pequenas detalhes que podem fazer a diferença na hora da compra. A Tornado, lançada em 2001 e a mais vendida atualmente, oferece ótimo desempenho e seu motor vibra menos que o da Lander. Outro ponto positivo está no preço: a Honda custa R$ 10.589 contra R$ 11.210 da Yamaha.

Por outro lado, a Lander, lançada em 2006 por aqui, está equipada com freio a disco também na traseira e motor com injeção eletrônica, o que a torna um pouco mais esperta e econômica. Mas esses detalhes parecem não pesar muito durante a compra, pois o modelo da Honda é o mais vendido. De janeiro a abril de 2007 foram comercializadas 9.552 unidades da Tornado. A Lander vendeu no mesmo período, 4.193 unidades.

No design, as duas motos são parecidas pelo estilo off-road, pelo porte e contam com cores chamativas, que agradam aos motociclistas. Nas dimensões, a Tornado é maior em alguns itens. Tem o entre-eixos de 1,42 metros contra 1,39 metros da Lander. No comprimento mede 2,14 m contra 2,12 m da Yamaha. A Lander por sua vez é um pouco mais larga – 830 mm contra 829 mm. A altura do assento é parecida em ambas as motos: 880 mm na Tornado e 875 mm na Lander, o que torna a vida difícil para os “baixinhos”.

Na opção dos pneus, as duas fabricantes optaram pelo mesmo pneu: Metzeler Enduro 3 com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. A Honda, entretanto, colocou na dianteira a medida 90/90-21 e na traseira, 120/80-18. Já a Yamaha optou pelas medidas 80/90-21 na frente e 120/80-18 atrás. Além disso, conta com freio a disco também na traseira. Mas de acordo com a avaliação do campeão brasileiro de motociclismo, Paulo Mansi, a Tornado, mesmo sem o freio a disco na traseira freia tão bem quanto. Mas a disco é mais eficiente na lama. O tanque de combustível tem praticamente a mesma capacidade: 11,5 litros para a Tornado e 11 para a Lander.

Na dianteira, a Lander herdou o pára-lama da XTZ 125. Chama a atenção, ainda, o grande farol halógeno com multirrefletor e lente lisa de policarbonato, bem semelhante ao da XT 660R. Os engenheiros poderiam ter colocado a lâmpada 55/60W da XT 125 ao invés de uma menos potente – 35/35W, mas nem por isso deixa de iluminar o caminho à noite. A moto é confortável de pilotar, embora conte com a suspensão um pouco dura. Mas para percorrer trechos off-road é muito bom.

Embora o farol da Tornado seja pequeno, com uma modesta potência de 35W nos dois fachos, ele ilumina perfeitamente à noite. O design agrada bastante, desde o pára-lama até as setas indicadoras de direção, em lugar bem estratégico, quase na altura do guidão. Por ser baixa e fina, a moto proporciona um encaixe perfeito para o piloto, valorizando ainda mais a pilotagem.

Segundo a Yamaha, a suspensão dianteira tem garfo telescópico com 245 mm de curso, com sanfonas flexíveis. O quadro conta com berço duplo integrado e em sua parte superior há dois tubos paralelos. Isso garante mais resistência ao conjunto. O que é muito bom, já que motos usadas em trilhas têm uma probabilidade maior de quedas e os quadros com tubo único superior entortam com mais facilidade. Para a traseira optou-se também por uma suspensão com curso mais longo -- de 220 mm e o sistema hidráulico trabalha com links. Com esse reforço na suspensão, a Lander ficou com 130 kg a seco.

De acordo com a Honda, a suspensão dianteira da tornado conta com garfo telescópico com 245 mm de curso. O quadro de aço tem berço semiduplo. Para a traseira, a engenharia optou pela suspensão Pro-link regulável na mola, com curso mais longo que a dianteira – 224 mm. Os links da suspensão Pro-link são roletados, favorecendo a durabilidade.

A parte traseira da moto geralmente não traz tantos detalhes quanto a lateral e a dianteira. No caso da Lander, há dois pontos a se destacar. Primeiro, o banco que se estende até a rabeta fina. Segundo, as setas indicadoras de direção pequenas e “redondinhas” na cor âmbar. Há Yamaha estampada por todos os lados – nas laterais e até na ponta da rabeta. O escapamento foi colocado bem embaixo do garupa, na direção da placa traseira de identificação da moto.

Assim como a maioria das motos, a Tornado não tem tantas inovações na parte traseira. O banco também se estende até a rabeta fina, formando um desenho contínuo e harmoniosoAs setas indicadoras de direção também são pequenas, localizadas acima da saída do escapamento. Como não poderia ser diferente, o Honda está estampado no banco e o nome Tornado no tanque de combustível.

O painel de instrumentos tem boa visibilidade, mas durante as trilhas o piloto certamente não ficará de olho nele todo instante. Conta com mostrador de cristal líquido (LCD), com hodômetro total e dois parciais, hodômetro do combustível, indicador do nível de combustível, relógio e conta-giros. Há, ainda, luzes-espia para ponto morto, farol alto, piscas e alerta do motor. A Yamaha acertou mais uma vez em seu modelo on-off road.

O painel digital da Tornado é perfeito e oferece ótima visualização. Conta com três trips (marcadores de viagem), ideal para a pilotagem fora-de-estrada, com roteiro e navegação. Traz bastante informação para o piloto fazer trilha, rali ou enduro. O painel não é só bonito, é funcional. Tem velocímetro, cronômetro, vários hodômetros (um regressivo) e luzes-espia fortes. Só falta conta-giros.

Para mover a Lander os engenheiros optaram pelo mesmo motor da YS 250 Fazer. Mas o sistema de injeção foi retrabalhado e o pistão reprojetado. De acordo com a Yamaha: “para reduzir o ruído”. Um bom propulsor OHC-2, 4 tempos que desenvolve 21 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,1 mkgf de torque máximo a 6.500 rpm. A taxa de compressão é alta – 9,8:1. A alimentação eletrônica japonesa Aisan tem como destaque a precisão, que permite aceleradas rápidas, respostas imediatas e economia.

A engenharia da Honda escolheu para a Tornado o motor DOHC com quatro válvulas “atacadas” diretamente pelos comandos acionados por corrente. É um propulsor de 4 tempos que desenvolve 23,2 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,41 mkgf de torque máximo a 6.000 rpm, refrigerado a ar, com radiador de óleo. A taxa de compressão é muito boa: 9,3:1. Ponto negativo para a alimentação que ainda é a carburador. A Lander é por injeção eletrônica.

A Lander é gostosa de dirigir, oferece uma boa posição de pilotagem e é bem ágil no trânsito da cidade. A partida a frio é imediata e o piloto consegue sair instantaneamente, sem os famosos engasgos. Entre os pontos de destaque da Lander está a injeção eletrônica que agrada nas retomadas rápidas. Tudo o que o condutor precisa quando percorre trilhas. “Acho que a Yamaha deveria ter equipado a Lander com a transmissão da velha XT225.

Em minha opinião, tinha uma primeira mais forte, ideal para trilhas, e uma sexta mais longa”, diz Paulo Mansi. Segundo o campeão brasileiro, a Lander vibra mais que a Tornado e falta o câmbio de seis marchas. “Como a relação das marchas é curta, a Lander pede a sexta marcha, e isso prejudica um pouco o item desempenho”, explica Mansi.

A Tornado é uma moto agradável e fácil de pilotar tanto no asfalto quanto na terra, revelando um conjunto bem acertado. Tem suspensão macia, não sendo tão ideal para transpor obstáculos, e a posição de pilotagem é muito prazerosa e nada cansativa. Na terra a moto fica bem maleável, fácil de tocar. “Falta uma suspensão mais dura na traseira para o off-road”, diz Paulo Mansi.

Os engenheiros poderiam pensar também em colocar uma relação mais curta, a fim de aumentar a agilidade nas baixas rotações e diminuir um pouco o peso – 134 kg contra 130 kg da Lander. Outro ponto: abandonar o carborador e adotar a injeção eletrônica. Os freios mostraram-se eficientes, porém, um disco traseiro seria melhor. Quanto ao câmbio de seis marchas nada que o desabone. É muito bom e as marchas são fáceis de entrar. “A Tornado é uma excelente moto”, completa Paulo.

Opinião da redação sobre a disputa Honda Tornado versus Yamaha Lander:

As motos têm melhorado muito no Brasil nos últimos anos e continuam melhorando. Na avaliação de MotorCar desses dois bons exemplos, a Tornado se saiu melhor que a Lander graças ao preço e ao conjunto – motor, câmbio e ciclística, que permitem uma ótima dirigibilidade. Consequentemente dando maior conforto para o motociclista.

Fonte: Motorcar

18 comentários:

Anônimo disse...

YEAAAAHM!
obrigado, essas informaçãoes foram bastante úteis.

Anônimo disse...

Muito bom o texto porém dis discordo da avaliação final da MotoCar, uma vez que o conjunto referido também se aplica à Lander...

No quesito conforto, o próprio texto comenta que a Lander é "gostosa de dirigir, oferece uma boa posição de pilotagem".

Creio que indicador de combustível, conta-giros, freio a disco e injeção eletrônica são itens que deveriam ser OBRIGATÓRIOS, porém a Honda não se preocupou em disponibilizá-los na Tornado....

Anônimo disse...

A honda esta parada no tempo!!!

Anônimo disse...

ehhh...
tinha uma tornado por 3 anos...axava o maximo...hj tenho uma lander e sinceramente...quebra a tornado no meio em todos os pontos...
bom,,,sempre terão aqueles q vão defender a tornado com unhas e dentes mas...é intriga da oposição...

Anônimo disse...

Nao adianta, tornado é tornado, é pra guerreiro, lander é pra fresco, que por sinal tá cheio.. lama neles!!!!!

Anônimo disse...

tenho uma tornado a 5 meses gosto de viajar com ela ..mas ela bem q poderia ter uma sexta marcha mais longa .mesmo assim fico com a tornado
em relação de custo beneficil . mas já temos rumores q a honda tornado no meio de 2009 já veinha com injeção ..
até

rodrigo disse...

tenho uma tornado a 1 ano e nao troco p nada...
ela e mais rapida e comfortavel q a lander, e o motor e mais duravel.. a tornado e melhor!!!

Anônimo disse...

Quem gosta de tornado, é porque nunca participou de uma trilha com a lander...a questão que lander é pra fresco eu discordo e chamo qualquer desses q preferem a tornado pra uma trilha ou enduro, lembrando a minha é uma Lander...
SE GARANTE?

Luiz Rezende disse...

Ja possiu uma TORNADO, e praticamtne não saia de cima dela, é um "motão", mas q perdoem os proprietários de TORNADO, pois hoje possuo uma LANDER, e podem acreditar da um show na TORNADO. e so falto dormir em cima dela.

Gilberto BK disse...

Ola!
Tive uma tornado por 3 anos. Era fascinado pela moto, era um canhão.
Porem confesso que a moto é muito cansativa. Ficava andando muito tempo e quando descia quase não conseguia caminhar. A suspensão é muito rígida e o banco muito desconfortável. Minha namorada odiava andar na carona, pois a vibração da suspensão era insuportável. Mas eu gostava da moto.
Agora tive a oportunidade de comprar uma lander, e tenho que admitir a moto e surpreendente. A injeção da um pic na moto impressionante. A suspensão e muito confortável, minha namorada também adorou. Na trilha e chocante, as arrancadas e retomadas no meio do mato e da lama são de tirar o fôlego.
Posso falar das duas motos pq tiver a oportunidade de provar às duas. Não acho que nenhuma seja pior ou melhor que a outra apenas cada uma tem suas características. Eu particularmente gostei da Lander.
Mas obviamente que em função do mercado ser dominado pela Honda, muita gente tende para a Tornado. O mesmo acontece nos comparativos entre TTR e CRF.
Aos que estão na duvida entre qual escolher, digo para que optem pela que mais lhe agradar visualmente, pois tecnicamente cada uma tem uma preferência, e só andando com as duas pra se decidir.
Boa sorte!

Unknown disse...

Olá, bom dia, acabo de comprar uma lander e ja tive varias motos, todas de trilha, pois só ando em trilhas, minha ultima moto foi ama KDX da Kawsaki, vou fazer minha primeira trilha com éla e vou fazer um comentário após éssa trilha, mas ja notei que vai ser muito boa!!!

Camargo disse...

Mto bom mesmo esse link!

Bem útil

Anônimo disse...

tá de brincadeira...os caras dizendo que a tornado vibra menos, e q o motor dura mais...só pode ser molecagem, a pessoa que diz isso eu afirmo sem medo de errar que não entende de moto...o motor da yamaha é revestido por cerâmica e tem muito mais durabilidade, já tive tornado e hoje possuo uma lander, a tornado sinceramente é o pior lixo que existe no mundo perto da lander...a tornado em nada nada é melhor que a lander, a única questão é que o mercado é mesmo dominado pela Honda, e as pessoas criam um "pré-conceito" sobre a yamaha, sem o mínimo conhecimento, somente embaixo de ignorancia julgam uma moto espetacular como a lander, só quero dizer pros donos de tornado, q minha lander não vaza óleo pela guarnição como a de vcs, minha lander nao vibra igual uma escola de samba como a de vcs, minha lander faz 30 km no litro..nao faz 15 ou 18 na marra como a tornado de vcs...minha lander pega na primeira tacada mesmo 35 dias sem ser ligada...o contrario desse lixo da tornado q se passar 3 dias nao quer mais nem pegar....tenha santa paciencia...é o fim do mundo ouvir dizer q uma tornado é melhor q a lander....fui!

Anônimo disse...

isso ae ''Johnny'' nada contra a tornado ja andei com uma e agora sou proprietário de uma lander, mais o que fazem esses testes comparativos ae é a maior palhaçada véio, praticamente fazem apologia as todas as motos da honda em qualquer comparação, só destacam os pontos positivos da honda e os negativos da yamaha, eu naum vi falarem do amortecedor de guidõn da lander ou que o pistão da lander é forjado e o bloco é revestido de cerâmica, ou que o mototr da tornado cozinha as penas do piloto em longas viagens devido ao seu motor de 4 valvulas aquecer muito.
segundo teste realizado por www.motonline.com.br, segue link com o teste http://www.motonline.com.br/o-xis-da-questao-yamaha-xtz-250-lander-ou-honda-xr-250-tornado-saiba-as-diferencas-e/, as duas motos tem a mesma velocidade final e ainda a lander leva uma pequena vantagem que é descontada pela margem de erros. para quem usa a moto pra trabalhar ou dentro da cidade ela é praticamente mais econômica que muitas motos de menor cilindrada e sem falar que não da manutenção devido ao seu motor ser muito mais resistente e durável que o da tornado, está na hora do povo brasileiros deixar esse preconceito contra a YAMAHA de lado, fala sério, que coisa de gente ignorante, deve ter uns que ainda pensam que as motos da yamaha ainda são as problemáticas 2 tempos. Então por tudo que ja foi citado eu concluo que os tornadeiros não querem admitir que as suas motos ja são ultrapassadas e são um bando de fanáticos pela honda

Anônimo disse...

ja possui uma tornado moto muito boa... naum posso fala q he ruim... porem fiz um teste drive na lander e gostei muito... vendi a minha tornado e fiquei com uma lander essa q tenho hoje ja he a segunda lander... a Honda fabrica motos muito boa porem a HONDA esta parada no tempo so naum sei fazendo o que... enquanto as pessoas aceitarem comprar motos capadas... com freio a tambor... carburador... em outros modelos, pedal do garupa preso na balança... sem descanso central... sem marcador de combustível... a tornado tem suas características e a lander as suas... eu optei pela lander moto mais moderna mais completa... estou muito satisfeito!!!

Marcelo Machado disse...

Não tenho muita experiência com motos off-road, tinha uma shadow e uma intruder e agora tenho uma Tornado e uma Lander. Já peguei estrada de terra com a Tornado e gostei, mas confesso que quando pilotei a Lander pela primeira vez fiquei impressionado com a aceleração e leveza para guiá-la.A Lander trepida menos e acelera bem mais rápido que a Tornado. Achei também a Lander mais ágil que a Tornado no trânsito. A minha Tornado tem a vantagem de ser um pouco mais baixa que a Lander o que ajuda muito diante de meu 1,65 cm.

Anônimo disse...

A Tornado eh da Honda, marca que investe pesadissimo no Brasil. A Yamaha nao tem lancamentos a altura. Mais argumentos: 1) Tornado tem maior valor de mercado; 2) Qualquer oficina tem pessoal habilitado em motor Honda; 3) Pecas mais facil de se encontrar e disponiveis; 4) Quando falamos em qualidade mecanica a Tornado da um banho na concorrencia; 5) A Tornado efetivamente nao quebra; 6) A Tornado eh referencia na categotia nao sendo superada nem mesmo pela substituta XRE 300; 7) A Yamaha sempre esteve atras da Honda eh o caso da Lander estar sempre como segunda opcao.
Os proprietarios da Lander ficarao sempre tentando provar a superioridade da moto. Os donos da Tornado nao tem este problema pois a motos eh diversao pura e estao plenamente satisfeitos com a mesma.

Unknown disse...

eu faço trilhas em uma tornado e nas minhas trilhas vejo muitas lander quebrarem o quadro por teros tubos vmais finos e o e a sexta marcha da tornado ajuda deichando a primeira mais reduzida na trilha