4 de jun. de 2008

Aventureiro dará volta ao mundo em cima de uma XTZ 250 Lander

04/06/2008 - 07:57

Vinte países, 35.000 km e 105 dias de viagem. Este é o próximo objetivo de Rodrigo Fiúza, o "Aventureiro da Paz", que, além de tentar bater o recorde mundial de volta ao mundo de moto, distribui uma mensagem de paz oficial assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu sempre fui uma pessoa que gosta de levar o bem ao próximo. E a maneira que eu encontrei de fazer isso foi através do esporte. Vou percorrer uma média de 400 km por dia, como se fosse uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro de moto, todos os dias, e durante três meses”, explica Rodrigo.

Entre as suas aventuras, Fiúza já escalou o monte Huascarán, no Peru, com 6.784 metros, percorreu a Europa e o Oriente Médio, representou o Brasil no Marlboro Adventure Team, no México, e participou de mergulhos em águas infestadas de tubarões no Caribe. Atualmente, o motociclista é o recordista sul-americano de distância percorrida, como 107 mil quilômetros em 42 países.

“Conforme eu fui viajando, percebi muitos países em conflitos, populações que não queriam passar por aquilo. Eles são vítimas de um governo orgulhoso, que só pensa na ganância e não no povo. Pessoas que tinham suas casas bombardeadas e que viam os seus familiares sendo mortos. Então arregacei as mangas e tento fazer a minha parte, levando mensagens de apoio de outro continente”, analisa o aventureiro.

Problemas na entrada de países, passaporte, frio e situações surpreendentes acompanham o mineiro de 33 anos. “Tive um problema grave no Paquistão. Teve um trecho que eles não deixaram entrar com a moto e pegaram meu passaporte”, comenta o mensageiro.

“Tive que colocar a moto em um trem, que atravessava o deserto na fronteira do Irã com o Paquistão. Mas o trem não tinha janela e ocorreu uma tempestade de areia. Então, entrava muita areia, uma tremenda sujeira e total falta de higiene. Eles me deram a oportunidade de atravessar o país muito rápido e me indicaram qual cidade eu devia procurar. E só devolveram meu passaporte na fronteira com a Índia”, relembra Fiúza.

O “Aventureiro da Paz” já passou por diversas ocasiões de perigo e dormiu em lugares totalmente inusitados. “No Alaska eu passei uma situação de risco total. Deparei-me com um urso marrom, muito grande, e no meio da estrada que eu tinha que passar. Esperei para ver se ele deixava o caminho, mas ele continuou e me olhava. Aí comecei a gritar e buzinar, até que ele caminhou lentamente para a floresta”, conta o mineiro

“Em uma viagem desta, você tem que estar preparado para dormir em qualquer lugar. Se estou na estrada, no deserto ou na floresta eu fico no meu saco de dormir. Agora, quando tem uma cidade, por mais que pequena, aí eu procuro uma pousada, pois eu preciso tomar banho e descansar melhor para a seqüência da viagem”, explica Fiúza.

“Acho que um lugar marcante que eu dormi foi na fronteira do Irã com o Paquistão. A fronteira fechava sete horas da noite, e eu cheguei por volta das oito e meia. Aí tinha um portão e uma mesquita. Entrei no saco e dormi ali mesmo, até a fronteira abrir novamente no outro dia, olhando uma lua cheia maravilhosa”, disse Rodrigo.

Com um custo na média de R$ 150 mil, Rodrigo Fiúza inicia a sua volta ao mundo com a moto Yamaha Lander 250cc dia 1º de junho, em Lisboa, capital de Portugal.

Depois o "Aventureiro da Paz" terá Roma como primeiro destino, onde será recebido pelo Papa Bento 16. A próxima parada será em Pequim, quatro dias antes do início dos Jogos Olímpicos, com o fim da jornada previsto para 31 de agosto, no "Brazilian Day", em Nova York.

Fonte: iG

2 comentários:

Anônimo disse...

voce é um exemplo de coragem se todos se espelhasse em voce o mundo seria bem melhor parabens pela conquista

Unknown disse...

Parabens Guerreiro, muito bem representado os motociclista do mundo inteiro por vc, Moto Abraço!!!