27 de out. de 2007

Painel da XTZ 250 Lander no modo contagiros digital

"Easter egg", na tradução literal, quer dizer ovo de Páscoa. Mas na informática e em alguns jogos eletrônicos, está relacionado a qualquer funcionalidade escondida e não documentada.

Nas motos, o maior exemplo é a Yamaha XT 660, onde através do manuseio dos botões do painel, é possível configurar diversas opções da injeção eletrônica.

Pois bem, a Lander também tem um "Easter egg". Com a ignição ligada, selecionar o hodômetro total e segurar a tecla "reset" até os dados do odômetros serem substituídos por um singelo "0" (número zero). E quando você liga o motor, o que acontece? Voilá! aparecem as rotações do motor em números, juntamente com a informação de rotação através das barras no painel.

E para que serve isto? Penso em apenas uma utilização: Regulagem da marha lenta, já que os dados de rotação através das barras não é muito preciso. Abaixo, seguem duas fotos que mostram o que quero dizer:

Foto 1: Painel no modo "contagiros digital", motor desligado



Foto 2: Painel ainda no modo "contagiros digital" e motor ligado



Passo a bola agora para vocês descobrirem se existe alguma outra regulagem no painel da Lander que eu ainda não descobri. Seria fantástico se conseguíssemos regular os parâmetros da injeção da mesma forma que é feito na 660.

Créditos: plosch

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal brigadão pela dica!
Vi o artigo e sai as 11 da noite e coloquei a minha pra roncar só pra ver! ficou bom!

Anônimo disse...

Muito legal brigadão pela dica!
Vi o artigo e sai as 11 da noite e coloquei a minha pra roncar só pra ver! ficou bom!

pescador disse...

Olá amigos! Alguem sabe me dizer porque o meu painel summiu os digitos? Dizem os mecanicos aqui de juiz de fora que é o alarme, o alarme da positro de sensor...Sendo que instalei-o no dia da compra da moto lá em São bernado.Uma coisa me intriga o painel acende quando vc aciona o alrme ele pisca as setas e bip. Alguém conhece algum caso parecido com o meu? obrigado pela sua atenção caros leitores.

diogov8 disse...

valew a dica cara ja em uso!

Anônimo disse...

e pra voltar como antes?