20 de out. de 2007

XTZ 250 Lander - Yamaha apresenta off-road com injeção eletrônica


A Yamaha apresentou oficialmente sua nova motocicleta trail,a XTZ 250 Lander para uso esportivo sobre qualquer terreno. O modelo, a exemplo da YS 250 Fazer, foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil.

A engenharia da Yamaha partiu de algumas premissas para o desenvolvimento do projeto, segurança e o conforto para o piloto são duas delas.

Apesar de contar com o apoio da engenharia dos modelos off-road do Japão, o toque sutil desse novo projeto está no fato de se tratar de um veículo com a proposta de oferecer conforto, ciclística e economia, preservando ao máximo algumas das principais características on-road.

Quem explica é Yutaka Kubo, diretor da engenharia de projetos da Yamaha do Brasil. "Desenvolvemos um veículo off-road com excepcional estabilidade e dirigibilidade para ser utilizado com conforto no dia-a-dia. Utilizamos o mesmo conceito aplicado para o desenvolvimento da XT 660R, porém em uma motocicleta de menores dimensões e com um comportamento dinâmico otimizado para todo terreno", concluiu Kubo.

Como sua irmã street YS 250 Fazer, a tecnologia e know-how empregados são os mesmos utilizados nas Yamaha YZF-R1 e YZ 450F, que fazem uso do pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico, maior resistência e melhor dissipação do calor.

O funcionamento do propulsor monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Over Head Camshaft) de exatos 249 cm3 que desenvolve 21 cv a 7.500 rpm e é comandado por um sistema que controla um conjunto de dez diferentes leituras.

A injeção se adapta à temperatura, altitude, combustível e outros fatores que possam influenciar no desempenho.

O coração – Unidade de Controle Eletrônico (ECU) – monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para que funcionem de forma ideal atendendo às mais diferentes condições de pilotagem, como, por exemplo, o sensor de ângulo de inclinação que é usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma inclinação da motocicleta superior a 65 graus.

A injeção eletrônica aliada ao sistema de indução de ar, um dispositivo por meio do qual válvulas interligadas com o filtro de ar, injeção, cabeçote e catalisador asseguram menores emissões de gases poluentes.

A alimentação por injeção eletrônica resulta no funcionamento muito eficiente do motor, tornando a Lander 250 mais econômica em razão da melhor queima do combustível, além de permitir respostas rápidas em quaisquer regimes de giro.

O conjunto mecânico ainda conta com outros componentes que colaboram para a segurança, robustez e qualidade dos componentes da Lander 250, como: engrenagem compensada com mola amortecedora instalada na extremidade direita do eixo balanceador, engrenagens das 5 marchas reforçadas, caixa de filtro de ar com grande capacidade (3,5 litros) para um melhor funcionamento do motor em baixas e médias velocidades.

O tanque de combustível tem capacidade para 11 litros com tratamento em zinco anticorrosivo. As rodas com aros em aço leva um pneu dianteiro 80/90-21M/C 48S e um traseiro 120/80-18M/C 62S.

O painel de instrumentos acomoda um único mostrador de cristal líquido multifuncional com hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), indicador do nível de combustível, relógio e contagiros, também digital, além de leds; indicador do neutro, farol alto, luz de direção e alerta do motor.

Vista de frente, seu farol e os piscas, em forma de gota, com multirefletor halógeno em policarbonato lembra a sua irmã maior, XT 660R.

A Lander 250 no uso em perímetro urbano oferece vantagens como bom torque e respostas e retomadas. Em velocidades mais elevadas, com piloto e passageiro de estatura mediana, a velocidade final fica um pouco acima da velocidade máxima de 120 km/h permitida na maioria das rodovias nacionais.

Seu chassi é do tipo semiberço duplo. A suspensão dianteira reforçada do tipo telescópica tem curso de 240 mm, enquanto a traseira, Monocross, tem 220 mm de curso. O freio dianteiro possui um disco com 245 mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos. O freio traseiro, também a disco, possui 203 mm de diâmetro.

A XTZ 250 é uma motocicleta para ser utilizada em deslocamentos na cidade, área urbana e estradas ou no off-road em trilhas e até em enduros.

Sua venda ao público, na rede de 450 Concessionárias Autorizadas Yamaha , começa este mês. Está disponível nas cores azul, vermelha ou preta.

Assim como todos os modelos da linha Yamaha 2007 estão de acordo com as normas previstas para a Fase II do Promot - em vigor desde janeiro de 2006, e que atesta a conformidade com a Instrução Normativa IBAMA n° 17, de 28/08/2002, Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n° 342 de 26/09/2003 e Lei n°8 723 de 28/10/1993. A resolução tem por objetivo a diminuição na emissão dos gases poluentes no meio ambiente, especificamente dos ciclomotores, motociclos e similares.

As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Principais características:

  • Torque em baixas e médias rotações
  • Eixo de comando de válvulas
  • Transmissão otimizada (relação de redução primária e secundária)
  • Caixa do filtro de ar (capacidade 3,5 litros)
  • Motor mais silencioso
  • Válvulas com funcionamento silencioso
  • Corrente de Comando funcionamento silencioso
  • Engrenagem compensada com mola amortecedora junto ao eixo balanceador
  • Corrente de Comando
  • Parede do Cilindro revestida com liga de Ni-P
  • Suspensão dianteira com proteção das barras
  • Bateria selada
  • Suspensão traseira do tipo monoamortecida com link
  • Assento longo e confortável para piloto e garupa
  • Radiador de óleo
  • Peso em ordem de marcha de 141 kg
  • Distância do solo
  • Vão livre de 245 mm
  • Altura de assento a 875 mm do soloSegurança ativa
  • Freio a disco de 203 mm de diâmetro na roda traseira
  • Freio dianteiro de 245 mm com pinça de dois pistões
  • Atende as Normas de Controle de Emissão de Gases
  • Sistema de injeção eletrônica
  • Sistema de Indução de ar
  • Catalisador
Fonte: WebMotors

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